Software Facturação Online

Cada vez mais as empresas optam por programas de faturação online, alguns dos motivos que levam a esta tendência são sobretudo os custos e facilidade de manutenção num programa online e fiabilidade dos acessos à internet.

Apresento abaixo alguma vantagens e desvantagens  para micro-empresas na utilização de software de faturação online, se fizesse o mesmo estudo para Grandes empresas o resultado seria tão diferente quanto é o custo de aquisição de um software para um micro-empresa do de uma grande empresa.

As vantagens de usar um programa de faturação online são:
- o fornecedor faz as actualizações no servidor, geralmente este custo ja está coberto pelo valor pago para utilização.
- o fornecedor é responsável por manter cópias da base de dados, sendo assim o cliente não tem que gastar dinheiro nem recursos a efetuar cópias de segurança da base de dados do sistema de faturação.
- Temos acesso aos dados e só programa em qualquer sitio.
- Caso o nosso pc tenha algum problema não afecta o programa de faturação, basta arranjar outro e está a faturar.
- O custo inicial, geralmente quando compra um programa de faturação convencional tem que pagar um valor à cabeça e continuar a pagar anualmente as actualizações. Num programa online geralmente pode optar por vários escalões de pagamentos conforme as suas necessidades, o custo inicial será quase sempre nulo, mas terá que pagar sempre uma mensalidade ou anuidade conforme o fornecedor.

As desvantagens de usar um programa de faturação online:
- Não temos controlo total ao dados, por exemplo se temos um programa "normal" podemos ligar o Excel à base de dados e extrair dados para analisar.
- Em caso de falta de internet não temos acesso a faturar.
- Caso haja alguma falha no servidor do fornecedor estamos à sua mercê para a reposição do serviço online enquanto isso não faturamos.
- Geralmente num programa normal podemos personalizar os documentos (não só o logo como nos online), adicionando informações pertinentes que não são impostas pelas leis.
- Não controla a implementação de novas funcionalidades nem das funcionalidades que são descontinuadas.
- A sensação de segurança ao saber que mais ninguém além de nós pode aceder aos nossos dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário